auto-estima

 

20 Comportamentos do professor que podem elevar a auto-estima dos alunos

  1. Valorizar os pequenos sucessos do aluno;
  2. Ser moderado, amigo e compreensivo;
  3. Variar as estratégias;
  4. Ensinar os alunos como devem estudar a matéria;
  5. Fomentar um ambiente acolhedor, aberto e franco onde os alunos se sintam completamente à vontade;
  6. Promover um ambiente afectivo que inspire confiança;
  7. Estimular e incentivar todo o progresso, ainda que lento, dos alunos;
  8. Tratar cada aluno como uma pessoa e não como «um número», na turma;
  9. Estimular os alunos salientando os aspectos positivos;
  10. Respeitar o ritmo individual de cada aluno, de acordo com as suas capacidades;
  11. Aceitar o aluno como ele é e não como gostaríamos que fosse;
  12. Ter coragem de correr riscos e ser «imperfeito»;
  13. Recorrer ao «elogio», uma palavra amiga na hora certa;
  14. Apoiar o aluno que falhou, encaminhando-o de forma a descobrir a resposta certa;
  15. Evidenciar os progressos que vão surgindo, mesmo que sejam insignificantes, pois são barreiras que o aluno vai ultrapassar de acordo de acordo com as suas possibilidades;
  16. Sentar-se ao lado do aluno para resolver algumas dificuldades que apresenta;
  17. Dizer «Desculpa, enganei-me, tens razão», quando, por acaso, estava a contrariar um aluno sem razão;
  18. Ser compreensivo e calmo;
  19. Dialogar com os alunos sobre meio familiar, brincadeiras, etc;
  20. Se pedir a intervenção do aluno, não passar por cima do que diz, ainda que esteja errado, tirando algo de positivo da resposta ao analisá-la.

 

Tal como Rosenberg (1) estamos convictos de que o «cimento» da vida social não é feito de grandes paixões e filosofias cósmicas, mas consiste em conversas casuais, pequenas conversas, fácil intercâmbio de ideias de compartilhar pequenos entusiasmos.

(1)    ROSENBERG, Morris (1973)- La auto-imagen del adolescente y la sociedad, Buenos Aires: Paidos.

 

Comentários
  1. Jose Afonso diz:

    Isabel,

    Que bom ver que incluiram a auto-estima neste projecto, principalmente pela perspectiva constructiva que fomentam ao papel do professor. Promover auto-estima nos alunos resulta em adultos confiantes e equilibrados o faz muita falta na sociedade em geral!

    Bem hajam

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s